Entrada > Notícias > SAS.Form financia a presença de estudantes do P.PORTO no programa BBox
Publicado em: 16 Setembro 2017

SAS.Form financia a presença de estudantes do P.PORTO no programa BBox

Fruto do vasto programa de formações SAS.Form, os Serviços de Acção Social do P.PORTO possibilitaram a presença de 16 estudantes num programa de aceleração de ideias e promoção do empreendedorismo na região do Tâmega e Sousa.

O Business in a Box (BBox) é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em conjunto com a Câmara de Celorico de Basto, que durante uma semana promove o empreendedorismo jovem, na ajuda a alavancar ideias de negócio e desenvolver as competências.

Trata-se de um conjunto de formações essenciais para iniciar um negócio, que conta com a presença de experientes formadores e mentores e vários participantes e alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

Em conjunto com estas escolas e com as respetivas associações de estudantes, os SAS iniciam desta forma o primeiro curso do SAS.Form: “Cerca de 16 estudantes da ESTG e do ISEP tiveram a chance de se juntar a esta iniciativa também promovida pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras, que muito tem contribuído para a promoção da região do Tâmega e Sousa, sobretudo na criação deste tipo de eventos inovadores. Para além das formações e das palestras dos diferentes oradores, também é privilegiado o trabalho em equipa. Várias atividades são desenvolvidas para que esta experiência possa ser benéfica a nível profissional, mas também pessoal. “ sublinha Hugo Leal, estudante de Gestão e Presidente da AE ESTG.

O projeto vencedor do opAS permite que estes jovens possam realizar o programa BBox de forma totalmente gratuita.

“Quando avaliámos as propostas do opAS, foi isto mesmo que procurámos - um projeto que pudesse refletir as preocupações de todos. De facto, o SAS.Form está a ir ao encontro das nossas expectativas e espero que se perpetuem durante muitos anos. Não podemos deixar de frizar a importância do Gabinete de Apoio ao Empreendedor, da ESTG, um dos grandes parceiros do BBox e da nossa AE.”, reforça o Presidente da AE ESTG.

SAS do P.PORTO | BBox

Ao longo desta semana – de 11 a 16 de setembro – os intervenientes podem assistir a sessões de trabalho e formação, partilha de testemunhos e conhecimentos, workshops e sessões de mentoria, liderados por reconhecidos oradores.

O networking é uma das principais chaves do processo e por isso o programa decorre em regime de internato. Todos os participantes estão alojados na Pousada da Juventude de Celorico de Basto, podendo assim aproveitar ao máximo toda a experiência.

José Ricardo Silva, estudante de Mestrado em Gestão e Internacionalização de Empresas da ESTG comenta: “A minha ideia é a criação de um revestimento personalizável para óculos de sol, que possa facilmente ser trocado. E é esta parte prática que mais aguardo porque foi isso que nos trouxe aqui: poder perceber como pomos em prática as nossas ideias e perceber se o plano de negócio é válido ou não. Tudo isto com a ajuda dos mentores que criam um ambiente propício ao empreendedorismo jovem. O apoio da ESTG e dos SAS do P.PORTO foi essencial. Nesta caso, deu-me a oportunidade de perceber a viabilidade da minha ideia. Ajuda principalmente quem tem um projeto e não sabe como o pôr em prática. Muitas vezes o que falta é mesmo o financiamento: há a ideia, há o plano mas os recursos financeiros não propiciam. Por isso, a ajuda dos SAS em concreto foi indispensável para eu poder continuar a fomentar o meu caracter empreendedor e preparar o meu futuro.”

SAS do P.PORTO | BBox

Assim assistimos à materialização da primeira edição do opAS. Acompanha as oportunidades que este SAS.Form tem para ti! Fica atento ao nosso website e Facebook. Várias novidades estão a caminho. Assim, estamos Sempre Perto! Perto de ti!