Entrada > Notícias > “O objetivo das consultas de nutrição passa por apostar na educação alimentar dos estudantes, ao invés de depois ter de curar ou remediar”

“O objetivo das consultas de nutrição passa por apostar na educação alimentar dos estudantes, ao invés de depois ter de curar ou remediar”

Acção Social

Dra. Ana Sofia Matos, licenciada em Ciências da Nutrição e atualmente aluna de Música da ESMAE, é responsável novo projeto de nutrição dos Serviços de Acção Social que disponibiliza consultas gratuitas a todos estudantes do P.PORTO.


Garantir um acompanhamento próximo da comunidade, nas suas mais diversas vertentes, é uma das preocupações dos SAS do P.PORTO. A saúde, sendo um dos pilares fundamentais para o sucesso pessoal e profissional dos indivíduos, merece uma atenção especial por parte da Acção Social.

Neste âmbito foi criado o ATIVO, um programa de saúde e bem-estar que, através de diversas atividades gratuitas, possibilita que a comunidade P.PORTO avalie a sua situação de saúde. Assim, tal como os Rastreios de Saúde e Bem-estar e outras atividades de Fitness, as consultas de nutrição integram este conceito, assegurando uma avaliação e acompanhamento nutricional a todos os estudantes interessados.

“Este é um projeto ótimo para os estudantes porque se trata do acesso a consultas totalmente gratuitas! O objetivo das consultas de nutrição passa por apostar na educação alimentar dos estudantes, ao invés de depois ter de curar ou remediar”, sublinha a Dra. Ana Sofia Matos, atual coordenadora do projeto.

Estudante de Música da ESMAE, a Dra. Ana Sofia Matos estudou na Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto e, após terminar o curso e fazer todas as coisas associadas ao mesmo – tal como o estágio –, iniciou o seu trajeto no P.PORTO, ingressar no curso de Música.

“Sendo estudante do P.PORTO, tenho outra visão e sensibilidade ao ajudar outros colegas que procuram um acompanhamento nutricional individualizado. De facto, ao longos dos últimos anos, tenho assistido a mudanças significativas no que diz respeito à educação alimentar. As reformas nas cantinas da ESS e ESMAE são um exemplo significativo!”, reforça a responsável.

Desde outubro de 2017 que este projeto tem vindo a ajudar muitos dos nossos estudantes: “O objetivo da consulta é fazer recolha de dados e do histórico alimentar, com possibilidade de criação de um plano alimentar e, posteriormente, dar seguimento e acompanhamento das consultas para examinar que tipo de resultados se pode obter com cada um.”

Totalmente gratuitas e disponíveis para todos os estudantes do P.PORTO, estas consultas decorrem todas as quintas-feiras, nos Serviços de Acção Social do Politécnico do Porto. Os estudantes interessados deverão enviar um e-mail para consulta.nutricao@sas.ipp.pt.

Os SAS acreditam que este conjunto de oportunidades únicas possam contribuir para o teu desenvolvimento pessoal e profissional. A cada passo permanecemos Sempre Perto! Perto de ti! 

Autor

gestor@mail.pt

Partilhar

Explorer Portlet