Entrada > Notícias > “O objetivo das consultas de nutrição passa por apostar na educação alimentar dos estudantes, ao invés de depois ter de curar ou remediar”
Publicado em: 05 Janeiro 2018

Dra. Ana Sofia Matos, licenciada em Ciências da Nutrição e atualmente aluna de Música da ESMAE, é responsável novo projeto de nutrição dos Serviços de Acção Social que disponibiliza consultas gratuitas a todos estudantes do P.PORTO.

Garantir um acompanhamento próximo da comunidade, nas suas mais diversas vertentes, é uma das preocupações dos SAS do P.PORTO. A saúde, sendo um dos pilares fundamentais para o sucesso pessoal e profissional dos indivíduos, merece uma atenção especial por parte da Acção Social.

Neste âmbito foi criado o ATIVO, um programa de saúde e bem-estar que, através de diversas atividades gratuitas, possibilita que a comunidade P.PORTO avalie a sua situação de saúde. Assim, tal como os Rastreios de Saúde e Bem-estar e outras atividades de Fitness, as consultas de nutrição integram este conceito, assegurando uma avaliação e acompanhamento nutricional a todos os estudantes interessados.

“Este é um projeto ótimo para os estudantes porque se trata do acesso a consultas totalmente gratuitas! O objetivo das consultas de nutrição passa por apostar na educação alimentar dos estudantes, ao invés de depois ter de curar ou remediar”, sublinha a Dra. Ana Sofia Matos, atual coordenadora do projeto.

Estudante de Música da ESMAE, a Dra. Ana Sofia Matos estudou na Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto e, após terminar o curso e fazer todas as coisas associadas ao mesmo – tal como o estágio –, iniciou o seu trajeto no P.PORTO, ingressar no curso de Música.

“Sendo estudante do P.PORTO, tenho outra visão e sensibilidade ao ajudar outros colegas que procuram um acompanhamento nutricional individualizado. De facto, ao longos dos últimos anos, tenho assistido a mudanças significativas no que diz respeito à educação alimentar. As reformas nas cantinas da ESS e ESMAE são um exemplo significativo!”, reforça a responsável.

Desde outubro de 2017 que este projeto tem vindo a ajudar muitos dos nossos estudantes: “O objetivo da consulta é fazer recolha de dados e do histórico alimentar, com possibilidade de criação de um plano alimentar e, posteriormente, dar seguimento e acompanhamento das consultas para examinar que tipo de resultados se pode obter com cada um.”

Totalmente gratuitas e disponíveis para todos os estudantes do P.PORTO, estas consultas decorrem todas as quintas-feiras, nos Serviços de Acção Social do Politécnico do Porto. Os estudantes interessados deverão enviar um e-mail para consulta.nutricao@sas.ipp.pt.

Os SAS acreditam que este conjunto de oportunidades únicas possam contribuir para o teu desenvolvimento pessoal e profissional. A cada passo permanecemos Sempre Perto! Perto de ti!