Entrada > Notícias > Bolsas de estudo – Ano letivo 2019/2020
Publicado em: 25 Março 2020

Bolsas de estudo – Ano letivo 2019/2020

Os SAS do P.PORTO mantém a liderança na análise de candidaturas a bolsa de estudo dos Institutos Politécnicos nacionais

Com base nos dados estatísticos mais recentes da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), disponibilizados no respetivo sítio da Internet, reportados a 19 de março, o P. PORTO lidera o ranking do processo de atribuição de bolsas de estudo. O P. PORTO é o Politécnico do país com mais requerimentos de bolsa de estudo submetidos e de estudantes bolseiros.

Foram submetidos 7216 requerimentos de bolsa de estudo, mais 3283 requerimentos que o Instituto Politécnico de Leiria, Politécnico que se segue, no 2.º lugar do ranking.

O P.PORTO regista também o maior número de estudantes bolseiros, tendo em conta os resultados mais recentes. Aproximadamente 68% dos requerimentos submetidos são deferidos.

Num cenário mais abrangente, tendo em consideração o universo académico, ensino politécnico e universitário bem como o ensino público e privado, o P. PORTO situa-se na terceira posição do ranking nacional.

Concorrem para esta posição o número de requerimentos submetidos e o desempenho dos Serviços de Ação Social no que ao número de processos analisados respeita.

Conforme foi mencionado, foram submetidos 7216 requerimentos de bolsa de estudo, estando o processo de análise praticamente terminado.

Os requerimentos que aguardam proposta de decisão decorrem da necessidade de solicitar esclarecimentos complementares, conforme o próprio regulamento de bolsa impõe em situações tipificadas.

Neste período difícil que todos enfrentamos, fruto da pandemia do vírus COVID-19, o qual determinou o exercício das funções em regime de teletrabalho, facto que obrigou à redefinição dos procedimentos internos, os Serviços de Ação Social do P.PORTO reforçam o seu compromisso com os estudantes da nossa comunidade de forma a dar resposta adequada e atempada às necessidades dos estudantes carenciados.

Face às contingências, os Serviços de Ação Social tiveram de suspender o atendimento presencial, privilegiando outras formas de contacto, nomeadamente os meios digitais: o e-mail e o telefone.

Conscientes que as medidas impõem o distanciamento social e isolamento, os Serviços de Ação Social, compreendendo o princípio da simplificação administrativa, reduziram o número de documentos a solicitar, de forma a que os estudantes possam responder às notificações a partir de casa, sem terem de se deslocar a outros serviços públicos.

Os Serviços de Ação Social do P.PORTO, não obstante as contrariedades, conseguiram não dilatar os tempos médios de resposta, considerando o período de tempo que decorre da análise até à divulgação da decisão final.

Foi suportada uma despesa no valor de 4 129 804,98 €, de apoio económico atribuído aos estudantes carenciados. O valor da bolsa média dos estudantes do P. PORTO é de 1 631,52 €.

Recordamos que até ao dia 31 de maio é possível submeter candidatura a bolsa de estudo, um mecanismo de apoio à frequência no ensino superior que se revela muito relevante nas condições atuais.