Entrada > Notícias > Dia do Ambiente nos SAS com reforço da Sustentabilidade através de Veículos Elétricos

Dia do Ambiente nos SAS com reforço da Sustentabilidade através de Veículos Elétricos

Acção Social

Os SAS do P.PORTO obtêm aprovação na sua candidatura ao Fundo Ambiental, a qual permitirá adquirir os dois novos veículos amigos do ambiente (elétricos).


No dia do Ambiente os SAS obtiveram a notícia de que a sua candidatura ao Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública do Fundo Ambiental foi aprovado. Assim, no arranque do ano letivo os SAS contarão com dois veículos totalmente elétricos contribuindo, assim, para a redução de emissões de gases com efeito de estufa e, simultaneamente, contribuir para a redução de emissões poluentes e ruído em meio urbano.

Os custos com o aluguer operacional (AOV) dos veículos durante 48 meses será suportado pelo referido Fundo.

Seis Curiosidades do que estamos a mudar:

1 - Um litro de gasolina pesa cerca de 0.8 kg, mas quando queimado, o carbono que contém combina-se com o oxigênio atmosférico e produz cerca de 8.5 kg de dióxido de carbono!

2 - A poluição gerada pelos veículos de uma família com mais do que um automóvel é, na maior parte das vezes, superior à poluição gerada pela sua utilização de energia, produção de resíduos e outras atividades domésticas!

3 - Os carros são, em conjunto com as centrais elétricas, os principais produtores de dióxido de carbono - atualmente, cerca de 500 milhões de veículos em todo o mundo emitem para a atmosfera cerca de 4 biliões de toneladas de dióxido de carbono - 20% das emissões antropogênicas deste gás!

4 - O número de carros nas estradas aumenta a um ritmo 2 vezes superior ao da população mundial, prevendo-se que existam 2 biliões em todo o mundo no ano 2030!

5 - Os carros consomem mais de metade de todo o petróleo produzido mundialmente!

6 - Na Alemanha, a Agência de Proteção Ambiental estimou os custos dos danos causados pela poluição ambiental causada pelos automóveis em cerca de 21 milhões de marcos (2 142 milhões de contos) por ano!

 Nos SAS estamos a dar mais um passo de mudança, de concretização do nosso Compromisso Ambiental !

Autor

gestor@mail.pt

Partilhar

Explorer Portlet