Entrada > Notícias > Curso de Defesa Pessoal: “O feedback dos participantes tem sido excelente”, reforça o professor e nosso estudante Nuno Dias
Publicado em: 08 Julho 2017

Desde o dia 6 de junho que dezenas de estudantes do P.PORTO frequentam o Curso de Defesa Pessoal promovido pelos SAS.

É durante a semana que o formador Nuno Dias, estudante de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do P.PORTO (ESS), reúne os vários estudantes para lhes ensinar as regras básicas da auto-defesa e promover a prática de atividades física: “Há 12 anos que as artes marciais e o desporto fazem parte da minha vida. Os valores que nos são incutidos moldam a nossa forma de ser e estar na vida. Ensinam-nos a comportar, a ter mais calma e auto confiança e, acima de tudo, a evitar o confronto. Essa é a mensagem que desde o inicio quis passar aos meus alunos”, confessa-nos.

Divididos em duas turmas, os estudantes durante o curso têm a possibilidade de melhorar as técnicas e confiança para a auto-defesa, bem como de melhorar o aspeto físico devido à grande componente cardiorespiratória e muscular envolvida. “Quantos de nós não ficamos até tarde na escola a estudar? E depois temos de andar de transportes, ou a pé à noite, assim a probabilidade de algo acontecer é grande”, sublinha Nuno.

Já Ana Ribeiro, uma das estudantes a frequentar o curso dos SAS, considera que “esta é uma excelente oportunidade para adquirir novas competências, uma grande mais-valia para aprender técnicas concretas de defesa, que melhoram a nossa auto-confiança. Ao ser estudante deslocada, acabo por ficar sozinha na cidade do Porto e estas aprendizagens contribuem para que me sentia mais capaz de enfrentar qualquer situação com que me possa vir a deparar.“

É com grande satisfação que os SAS se apercebem do excelente feedback de mais uma grande iniciativa, que pretende aproximar os estudantes e, sobretudo, proporcionar-lhes atividades que permitam o desenvolvimento pessoal e profissional.

Com o excelente trabalho do professor Nuno, foi possível promover a importância da prática do exercício físico e da autodefesa: “Todos sabemos que os índices de atividade física dos alunos não são os desejáveis e por essa razão, todas as ações que possam de alguma forma estimular a atividade física e o exercício são importantíssimas. Esta tem a vantagem de englobar a defesa pessoal e a segurança de cada um, o que lhe da um relevo ainda maior”, reforça Nuno Dias.

Assim, agradecemos a todos os participantes e, tal como havemos feito, prometemos continuar Sempre Perto! Perto de ti!