Entrada > Notícias > SAS do P.PORTO dinamizam sessão de formação na Escola de Lideres Diogo Vasconcelos da FAP
Publicado em: 16 Abril 2020

SAS do P.PORTO dinamizam sessão de formação na Escola de Lideres Diogo Vasconcelos da FAP

A convite da Federação Académica do Porto, no âmbito da Escola de Lideres Diogo Vasconcelos, os Serviços de Ação Social do P.PORTO, na pessoa do Administrador, Ivo Costa Santos, dinamizaram a uma sessão de formação para dirigentes associativos sobre Ação Social Escolar no Ensino Superior, via plataforma ZOOM.

No âmbito desta formação foram abordadas várias temáticas relacionadas com o tema central “Ação Social e Abandono Escolar”, nomeadamente um enquadramento jurídico do sistema de ação social, o papel dos Serviços de Ação Social, os mecanismos de apoio no âmbito da Ação Social Direta, os serviços disponíveis no contexto da Ação Social Indireta, o reforço dos mecanismos de apoio previstos no âmbito da Lei de Orçamento de Estado 2020, tendo esta sessão terminado com um debate sobre o futuro da ação socia escolar no ensino superior.

 

Conforme se pode conhecer no site da FAP (www.fap.pt), a iniciativa ''Escola de Líderes Diogo Vasconcelos''  foi criada no presente mandato pela Federação Académica do Porto para dar resposta a dois eixos estratégicos da FAP:  o Futuro Sustentável da Academia do Porto, especificamente ligada à importância da formação aos dirigentes das associações de estudantes da Academia; e Decidir o Futuro Hoje, pela responsabilidade da FAP em oferecer aos jovens desta Academia os meios e os recursos necessários para a construção ativa do seu futuro, contribuindo para que estes se formem bons profissionais e bons cidadãos. 

Esta Escola engloba, assim, 2 públicos-alvo: os dirigentes associativos da Academia do Porto e os estudantes não-dirigentes da Academia. 

Esta escola de liderança e de formação é composta por um conjunto vasto de formações para os estudantes da Academia, que neste momento se encontra a decorrer online, respondendo aos desafios atuais e do futuro que atingem os/as jovens.

Durante o mês de março e abril, a escola de lideres encontra-se dedicada à capacitação de dirigentes associativos numa plataforma própria para o efeito. Durante o segundo semestre, a escola será não só dedicada a dirigentes associativos, como também terá como público-alvo a comunidade académica, com vagas limitadas.

 

Os SAS do P.PORTO reforçam assim a sua relação com os estudantes e a academia do Porto, afirmando a proximidade e a valorização os dirigentes associativos como um dos eixos de ação dos SAS.

Combined Shape

Navigation