Entrada > Notícias > SAS do P.PORTO dinamizam sessão de formação na Escola de Lideres Diogo Vasconcelos da FAP

SAS do P.PORTO dinamizam sessão de formação na Escola de Lideres Diogo Vasconcelos da FAP

Acção Social

A convite da Federação Académica do Porto, no âmbito da Escola de Lideres Diogo Vasconcelos, os Serviços de Ação Social do P.PORTO, na pessoa do Administrador, Ivo Costa Santos, dinamizaram a uma sessão de formação para dirigentes associativos sobre Ação Social Escolar no Ensino Superior, via plataforma ZOOM.


No âmbito desta formação foram abordadas várias temáticas relacionadas com o tema central “Ação Social e Abandono Escolar”, nomeadamente um enquadramento jurídico do sistema de ação social, o papel dos Serviços de Ação Social, os mecanismos de apoio no âmbito da Ação Social Direta, os serviços disponíveis no contexto da Ação Social Indireta, o reforço dos mecanismos de apoio previstos no âmbito da Lei de Orçamento de Estado 2020, tendo esta sessão terminado com um debate sobre o futuro da ação socia escolar no ensino superior.

 

Conforme se pode conhecer no site da FAP (www.fap.pt), a iniciativa ''Escola de Líderes Diogo Vasconcelos''  foi criada no presente mandato pela Federação Académica do Porto para dar resposta a dois eixos estratégicos da FAP:  o Futuro Sustentável da Academia do Porto, especificamente ligada à importância da formação aos dirigentes das associações de estudantes da Academia; e Decidir o Futuro Hoje, pela responsabilidade da FAP em oferecer aos jovens desta Academia os meios e os recursos necessários para a construção ativa do seu futuro, contribuindo para que estes se formem bons profissionais e bons cidadãos. 

Esta Escola engloba, assim, 2 públicos-alvo: os dirigentes associativos da Academia do Porto e os estudantes não-dirigentes da Academia. 

Esta escola de liderança e de formação é composta por um conjunto vasto de formações para os estudantes da Academia, que neste momento se encontra a decorrer online, respondendo aos desafios atuais e do futuro que atingem os/as jovens.

Durante o mês de março e abril, a escola de lideres encontra-se dedicada à capacitação de dirigentes associativos numa plataforma própria para o efeito. Durante o segundo semestre, a escola será não só dedicada a dirigentes associativos, como também terá como público-alvo a comunidade académica, com vagas limitadas.

 

Os SAS do P.PORTO reforçam assim a sua relação com os estudantes e a academia do Porto, afirmando a proximidade e a valorização os dirigentes associativos como um dos eixos de ação dos SAS.

Autor

Comunicação|SAS

Partilhar

Navegação