Entrada > Bolsas > OUTROS APOIOS

Outros apoios

Os apoios sociais complementares visam assegurar as condições de apoio específico, durante todo o ciclo de estudos, e destinam-se a suportar custos acrescidos para estudantes com necessidades educativas especiais e estudantes deslocados bem como apoiar estudantes em situação económica especialmente grave.

APOIOS COMPLEMENTARES À BOLSA DA AÇÃO SOCIAL ESCOLAR

Os estudantes do Ensino Superior podem ainda beneficiar de outros apoios complementares à bolsa de estudo, concedidas no âmbito do Sistema de Ação Social do Ensino Superior.

 O Regulamento de atribuição de Bolsas de Estudo prevê a atribuição de outros apoios complementares à bolsa atribuída, nomeadamente:

  1.  Complementos de alojamento: estudantes bolseiros deslocados (necessitam de alojamento);
  2. Benefício anual de transporte: estudantes bolseiros deslocados residentes numa Região Autónoma;
  3. Auxílios de emergência: Situações económicas especialmente graves que ocorram durante o ano letivo;
  4. Complemento de mobilidade: estudantes bolseiros em mobilidade no âmbito do Programa Erasmus+
  5. Complemento de bolsa para estudantes com necessidades educativas especiais: estudantes bolseiros com incapacidade superior ou igual a 60%

 

 OUTRAS BOLSAS E APOIOS ATRIBUÍDOS POR OUTRAS ENTIDADES

I.    Bolsas de estudo para frequência de estudantes com incapacidade

Paralelamente ou complementarmente à bolsa de estudos da ação social escolar, os estudantes com incapacidade igual ou superior a 60% podem beneficiar de um apoio igual ao valor da propina.

 II.   Fundo de Apoio e Emergência Social do Politécnico do Porto

É um programa de apoio criado pelo Politécnico do Porto para apoiar estudantes em situação de carência económica comprovada ou em situação pontual de emergência social. Este Fundo destina-se a permitir UM APOIO COMPLEMENTAR DO APOIO SOCIAL DIRETO E INDIRETO DA AÇÃO SOCIAL ESCOLAR PARA O ENSINO SUPERIOR.

 

 Para além destes apoios, os estudantes podem recorrer a outros apoios, atribuídos por outras entidades. As condições de atribuição são específicas e da responsabilidade de cada entidade promotora.

 Consulte aqui  uma lista de entidades que atribuem apoios a estudantes do ensino superior, sob a forma de bolsa.