Entrada > Notícias > Aprovado projeto de arquitetura de nova Residência na Rua de D. João IV
Publicado em: 02 Abril 2018

Aprovado projeto de arquitetura de nova Residência na Rua de D. João IV

Uma nova residência, num espaço único e muito próprio da cidade do Porto, contará com mais 48 camas para estudantes do P.PORTO.

Os Serviços de Acção Social  viram aprovado, pelo Município do Porto, o projeto de arquitetura da Residência D. João IV. Esta residência, localizar-se-á no centro do Porto e visará reforçar o alojamento disponibilizado pelos SAS na cidade portuense, que, presentemente, se revela insuficiente em função da elevada procura pelos estudantes deslocados do seu agregado familiar.

A residência D. João IV integra a reconstrução de dois edifícios à face da rua, um terceiro edifício no interior do lote e a reconstrução de uma antiga ilha — estrutura de habitação emblemática da cidade do Porto, desde há cerca de 200 anos — localizada na zona interior do lote, acessível por uma pequena biela. Os SAS reabilitarão o espaço, atualmente em ruínas, transformando-o num local aprazível de acolhimento académico, rodeado por memórias e num entorno paisagístico invejável, de valor histórico.

Um projeto da autoria do gabinete Nuno Sampaio Arquitetos, cujo custo estimado de construção ronda 1 milhão de euros, contará com 48 camas, distribuídas por quartos duplos, individuais e T0 com kitchnet, numa área bruta total de construção de 1.340m2.

Mais um novo conceito que cresce dentro dos SAS do P.PORTO.