Entrada > Notícias > Exposição “LUX · DIY” integra projeto “Paredes a Meias”
Publicado em: 01 Fevereiro 2018

Exposição “LUX · DIY” integra projeto “Paredes a Meias”

Mais de 30 estudantes do Curso de Artes Visuais da Escola Superior de Educação (ESE) vêm os seus trabalhos expostos e elogiados pelas centenas de pessoas que passam pela cantina diariamente.

Os Serviços de Acção Social do P.PORTO assumem a responsabilidade de ser um agente dinâmico de criação, produção, difusão e desenvolvimento de cultura, encorajando o desenvolvimento das atividades e programas fundamentais para a realização pessoal e profissional do estudante P.PORTO.

Assim, integrada no “Paredes a Meias” dos SAS, a exposição LUX.DIY apresenta os trabalhos produzidos pela turma do 3.º ano da licenciatura em Artes Visuais & Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação (ESE), no âmbito de uma proposta de trabalho da Unidade Curricular de Design de Produto.

“Não estamos propriamente a fazer formação de designers. O objetivo é sensibilizar para o design de produto, com autoprodução em ambiente oficinal e tecnologias que sejam acessíveis, como o corte, a colagem, a dobragem, a soldadura, entre outros. A proposta passava pela apresentação de um objeto de luz, que partisse de uma readequação a um já existente”, reforça o Professor Ricardo Gonçalves (responsável pela Unidade Curricular).

IMG_0267 copiar

Desde o passado dia 22 de janeiro que cerca de 30 estudantes nacionais e 8 internacionais ao abrigo do programa de ERASMUS veem os seus trabalhos despertar a curiosidade de todos os que por ali passam, dando a conhecer a toda a comunidade P.PORTO as suas mais valias na área do Design de Produto.

Raquel Pereira é uma das estudantes cujo trabalho integra a exposição LUX · DIY: “Quando comentei o meu projeto com o professor, ele falou-me da semelhança ao protótipo da casa Lock House, do arquiteto Sou Fujimoto. O meu candeeiro foi inspirado nessa mesma casa, daí o nome ser Lock Lamp. Ainda hoje ouço bastantes comentários positivos de colegas e outras pessoas que frequentam a escola”.

IMG_0229 copiar

“Quis escolher um objeto maleável. Assim, qualquer pessoa poderia gostar e identificar-se com o mesmo. É realmente muito reconfortante ver que os outros dão valor ao nosso trabalho! Foi um grande desafio e sinto-me também muito orgulhoso por ter conseguido concretizar a minha ideia”, comenta-nos Pedro Pires que, com apenas 20 anos, vê o seu projeto exposto à comunidade P.PORTO.

IMG_0754

Podes visitar a LUX · DIY até ao dia 2 de fevereiro, na Cantina da ESE. Nos próximos meses os SAS irão promover a itinerância desta exposição pelas diversas Unidades Alimentares do P.PORTO. Começa, assim, uma nova orientação do Paredes a Meias – itinerância inter Escolas.

Em cada traço um olhar ou uma forma de sentir. Em cada ação os SAS estão Sempre Perto! Perto de ti!