Entrada > Notícias > Renovação da candidatura a bolsa de estudo: Contratualização
Publicado em: 02 Setembro 2021

Renovação da candidatura a bolsa de estudo: Contratualização

O que é a contratualização?

A contratualização é um procedimento simplificado e automático para todos os anos subsequentes ao primeiro ano de atribuição de bolsa. Desta forma, após a inscrição, e desde que mantidos alguns pressupostos da primeira atribuição, os estudantes terão os seus requerimentos automática e imediatamente deferidos.

No caso de ter sido bolseiro no ano anterior terá um separador, designado “Contratualização” ao qual deve aceder e responder às questões nele colocadas.

De acordo com o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, são passíveis de ser abrangidos pelo processo de atribuição automática de bolsa de estudo os estudantes que tenham sido bolseiros no ano letivo anterior, que se encontrem inscritos no mesmo ciclo de estudo e requeiram a continuidade de atribuição de bolsa de estudo.

Validados esses critérios, é atribuída, de forma automática, uma bolsa de estudo de igual montante à bolsa atribuída no ano letivo anterior.

O requerimento de bolsa de estudo poderá vir a ser reanalisado pelos Serviços de Ação de Ação Social (SAS P.PORTO), no âmbito dos procedimentos de fiscalização (pelo menos 25% das bolsas atribuídas pelo processo automático são verificadas, em cada ano letivo) ou a pedido do próprio estudante, para revisão do valor da bolsa em caso de alteração das condições socioecónomicas e/ou familiares do agregado (exemplo: desemprego, etc.).

Se não for abrangido pela contratualização não se preocupe, não significa que não vai ter bolsa de estudo, apenas que os SAS P.PORTO terão de analisar previamente a sua candidatura, antes da decisão.

Em caso de dúvida contacte-nos através do n.º  WhatsApp 962069646 (apenas mensagens escritas) ou bolsas@sas.ipp.pt

Os SAS sempre perto, perto de ti!

Publicado em: 2021.09.02