Entrada > Notícias > Conclusão do Projecto SAS360º
Publicado em: 30 Março 2022

Conclusão do Projecto SAS360º

Concretização do projeto SAS360º o qual permitirá melhorar a relação entre a comunidade académica do P.PORTO e os serviços prestados pelos SAS.

No âmbito do Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA2020), 0 projeto SAS360º implementado pelos SAS permite uma relação mais próxima com a comunidade académica, em particular os estudantes, melhorando um conjunto de serviços reforçando a sua dimensão digital, nomeadamente:

• Disponibilização de gestão de serviços SAS no DOMUS;
  • Implementação de um sistema para gestão de refeições nas cantinas;
  • Implementação de um sistema para gestão de residências;
  • Aplicação para "Smartphones" para gestão de serviços para a comunidade;
  • Instalação de quiosques interativos para gestão de serviços SAS mediante apresentação do cartão P.PORTO;

Este esforço de integração de serviços nos vários formatos digitais (DOMUS, APP ou Quiosques interativos) aumentará a dimensão relacional entre os SAS e os utilizadores das unidades alimentares e unidades de alojamento, reforçando ainda a capacidade de comunicação e informação dos utilizadores.

Com este Serviço, não só os utilizadores dos serviços prestados pelos SAS passarão a ter uma experiência pessoal com informação reservada ao seu perfil, como a comunicação no âmbito das linhas das unidades alimentares será realizada mediante a apresentação de um QRcode, o que facilitará a gestão dos tempos de espera do serviço, contribuirá para uma mais criteriosa preparação de produtos alimentares (diminuindo o desperdício alimentar), assim como uma relação mais eficaz entre concessionários e SAS do P.PORTO.

Por outro lado, ao nível do alojamento, os estudantes residentes passam a ter uma conta corrente, com facilidades ao nível do check in, check out, conta corrente de alojamento entre outras facilidades.

A aplicação permitirá ainda apresentar noticias e informações sobre os SAS do P.PORTO na palma da mão de todos os estudantes, e no futuro poderão ser desenvolvidas novas características que ampliem a relação entre a comunidade académica e os SAS, como por exemplo a marcação de consultas de saúde, marcação de horários de atendimento entre outros.

Para os utilizadores que não dispõe de um smartphone, foram instalados quiosques interativos em cada unidade alimentar que permitem o acesso a estes serviços, por perfil de utilizador, mediante a apresentação de cartão de estudante. A informação carregada no cartão poderá ser lida junto dos operadores de caixa das unidades alimentares, dando resposta às mesmas capacidades do que o leitor da aplicação.

Este esforço de digitalização dos SAS do P.PORTO teve um investimento superior a €600 000, apoiados no âmbito do SAMA 2020, com um reembolso aos SAS superior a 90%.

Com este esforço de digitalização, os SAS do P.PORTO encontram-se entre as instituições de ensino superior nacionais com maior nível de inovação e modernização administrativa.