Entrada > Notícias > Ação Social levou Orçamento Participativo a Berlim

Ação Social levou Orçamento Participativo a Berlim

Acção Social

opAS foi o único projeto português distinguido no 39th French-German Colloquium on Student Affairs.


O opAS – Orçamento Participativo da Ação Social surgiu no âmbito da estratégia global de reforço da participação dos estudantes nos processos de decisão e gestão de recursos dos Serviços de Acção Social do Politécnico do Porto. A apresentação oficial do projeto vencedor, o SAS.Form, aconteceu a 13 de julho e contou com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa. O SAS.Form é um projeto de criação de um plano de formações gratuitas e foi concebido por Cristiano Esteves do Instituto Superior de Engenharia do Porto. O opAS foi considerado por diversas entidades como "pioneiro e inovador em todo o espaço europeu", tendo sido apresentado na passada sexta-feira, em Berlim, Alemanha, no âmbito do European Student Services Conference - 39th French-German Colloquium on Student Affairs. O opAS foi o único projeto português distinguido no encontro.

Este colóquio é o mais importante encontro sobre as temáticas relacionadas com os serviços de apoio ao estudante da França e Alemanha e contou com a participação de dezenas de delegações de organizações de apoio ao estudante de toda a Europa.

O opAS é coordenado por uma comissão que engloba o Conselho de Acção Social, o Provedor do Estudante e um representante de cada Associação de Estudantes, que, de acordo com Paulo Ferraz, "foram agentes decisivos na implementação e na sucesso deste projeto". No âmbito deste evento e de uma iniciativa já em curso, em 2018 o P.PORTO irá receber uma conferência internacional focada nos serviços ao estudante, na qual estarão envolvidos os parceiros da European Student Services Conference - 39th French-German Colloquium on Student Affairs.

Autor

gestor@mail.pt

Partilhar

Explorer Portlet