Entrada > Notícias > European Student Card: a plataforma que facilita a mobilidade de estudantes na Europa

European Student Card: a plataforma que facilita a mobilidade de estudantes na Europa

Acção Social

No sentido de simplificar o intercâmbio de estudantes, diversas e reconhecidas Instituições de Ensino Superior da Europa estão a desenvolver um sistema digital que facilita o acesso a um conjunto essencial de serviços.


É cada vez maior o número de estudantes internacionais que chega a Portugal para estudar, durante um curto período de tempo, nas instituições de Ensino Superior portuguesas. Ultimamente tem-se igualmente registado um aumento no número de jovens portugueses que procuram outros países da União Europeia para realizar um intercâmbio.

Hoje vivemos em contexto internacional por isso, o P.PORTO está comprometido em criar sempre mais e melhores oportunidades de mobilidade para os seus estudantes, professores e colaboradores.

Tendo em conta este apoio à internacionalização, os Serviços de Acção Social integram, desde o passado dia 14 de dezembro, um promissor projeto europeu: o European Student Card. Trata-se de uma plataforma de intercâmbio totalmente gratuita que permite aos estudantes em mobilidade, maior facilidade no reconhecimento e acesso a todos os serviços existentes em cada Instituição.

Com o apoio da Comissão Europeia, este recente projeto prevê a criação de um cartão que anule a necessidade de produzir diversos documentos para a concretização do intercâmbio do estudante. De uma forma mais prática e simples, cada estudante associado terá no seu European Student Card, um cupão eletrónico que lhe permite aceder a documentos relativos à organização da mobilidade, acesso ao campus, bibliotecas, espaços de alimentação, entre outros. A possibilidade em usar os transportes públicos de uma cidade de outro país quando um estudante realiza qualquer tipo de mobilidade será um outro desafio que poderá ser uma realidade.

Para além disso, cada instituição de ensino terá também à sua disposição uma rede internacional com todas as informações dos estudantes associados, criando assim um sistema entre todas as Instituições de Ensino Superior na Europa.

Uma parceria interinstitucional de intercâmbio de conhecimento e plataformas de serviços de apoio aos estudantes que contribuirá para o sucesso académico e para um conhecimento sem fronteiras.

Fica a conhecer mais sobre este projeto em http://europeanstudentcard.eu/. A cada dia e a cada passo, os Serviços de Acção Social estão Sempre Perto! Perto de ti!

Autor

gestor@mail.pt

Partilhar

Explorer Portlet