Entrada > Notícias > Distinção de "Effective CAF User"
Publicado em: 19 Julho 2021

Distinção de "Effective CAF User"

Desde junho de 2021, os Serviços de Ação Social do P.PORTO, no âmbito do setor das bolsas de estudo, são uma das entidades públicas reconhecidas como Effective CAF User

Desde junho de 2021, os Serviços de Ação Social do P.PORTO são uma das entidades públicas reconhecidas como Effective CAF User, uma distinção que reconhece a aplicação eficaz da metodologia CAF (Estrutura Comum de Avaliação) no Núcleo de Apoios Diretos, numa perspetiva de gestão centrada nos princípios de qualidade (Total Quality Management).

O Núcleo de Apoios Diretos compreende o processo de atribuição de Bolsas de Estudo, no âmbito da Ação Social Escolar no Ensino Superior, e o Serviço de Atendimento ao Público, nas suas diferentes modalidades (atendimento presencial, nos dois postos de atendimento; telefónico e eletrónico, no qual se inclui as sessões de esclarecimento online diárias; e-mail das bolsas: bolsas@sas.ipp.pt; e o serviço WhatsApp).

Após a conclusão do Processo de Feedback Externo, coordenado pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), que assume a responsabilidade de Entidade Organizadora Nacional do processo CAF, o Núcleo de Apoio Diretos dos SAS P.PORTO viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção de  "Effective CAF User".

Trata-se da fase final de um processo que teve como pressuposto inicial a elaboração de um relatório de Autoavaliação (AA), na sequência do qual resultou um plano de melhorias. As ações de melhoria definidas resultaram de uma análise crítica dos resultados obtidos na Autoavaliação, priorizadas em função do impacto na estratégia da organização, da capacidade de implementação e satisfação dos clientes/estudantes.

No Relatório, elaborado pela Agente de Feedback Externo, pode ler-se: “Decorrente do empenhamento no processo de AA, concretizado pela procura do respetivo reconhecimento de “Effective CAF User” (ECU) de salientar que o presente relatório identifica mais pontos fortes do que áreas de melhoria

Foram identificados, no referido Relatório de Avaliação Externa, como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF:

• Compromisso e envolvimento da liderança de topo no processo de autoavaliação organizacional.
  • Envolvimento, empenho e regozijo evidenciado pela Equipa de AA e demais colaboradores na   Organização e implementação do projeto CAF, bem como na identificação de melhorias.
  • A cultura organizacional evidenciada - motivação, compromisso, disponibilidade e partilha dos colaboradores sobre o projeto CAF, bem como do conhecimento e práticas organizacionais.
  • Compromisso da liderança quanto aos objetivos fixados e ao bem-estar e satisfação dos colaboradores.
  • Orientação dos SAS P.PORTO para o desenvolvimento organizacional, com foco em  metodologias de autoavaliação, gestão da qualidade e de compromisso com práticas de  excelência, numa lógica de aprendizagem e melhoria do serviço prestado.

Esta distinção será comunicada ao Centro de Recursos CAF do EIPA (European Institute of Public Administration), para referenciação do Núcleo de Apoio Diretos dos SAS P.PORTO como “Effective CAF User” na respetiva base de dados.

DIPLOMA