Entrada > Notícias > Dia Internacional da Tolerância

Dia Internacional da Tolerância

Acção Social

Os SAS do P.PORTO celebram hoje o "Dia Internacional da Tolerância", desafiando-te a refletir sobre a sociedade atual.


Segundo, a Declaração de Princípios sobre a Tolerância da UNESCO, a tolerância “é respeito, aceitação e apreço pela diversidade em todos os seus âmbitos.” Esta é acima de tudo o reconhecimento das liberdades fundamentais de cada pessoa e dos direitos humanos universais, sem renunciar às opiniões e convicções que cada um tem, mas sim aceitando a liberdade do próximo, e admitindo formas de agir, de pensar e de sentir diferentes.

A designação do dia 16 de novembro como o Dia Internacional da Tolerância, surge como uma das medidas que foram aprovadas em 1995 pelos Estados-Membros da UNESCO no âmbito da aprovação da Declaração de Princípios sobre a Tolerância da ONU e do plano de ação especifico desta. Numa altura em que observamos com frequência manifestações de intolerância na área económica, racial, cultural, religiosa e sexual, é urgente refletirmos sobre o que se passa à nossa volta e de que forma podemos ser mais tolerantes.

Procurar colocar-se no lugar do outro, aceitar a diferença, escutar com atenção e sem julgar, respeitar o outro e realizar auto-reflexões, são sem dúvida pequenos passos que te permitem ser mais tolerante.

Desafiamos-te a refletir sobre os efeitos negativos da intolerância na sociedade que tantas vezes se manifestam através de várias formas de injustiça, opressão, racismo, discriminação, e de que forma podes contribuir para uma sociedade mais tolerante.

*Publicado em 16 de novembro de 2018

Autor

Comunicação

Partilhar

Explorer Portlet