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Prevenção e Suporte

A prevenção e diminuição das ocorrências de situações de assédio são um objetivo do Politécnico do Porto, constituindo um desafio na sua missão de defesa de promoção da dignidade humana, da igualdade e da não discriminação.

O assédio, nas suas diversas formas, constitui um problema grave e uma preocupação que o Politécnico do Porto pretende encarar, estando no centro das preocupações institucionais. Nesse sentido, importa implementar mecanismos e adotar medidas de prevenção e de apoio concretas que possam proteger as vítimas e contribuir para uma Comunidade mais segura e inclusiva.

O documento Orientações Gerais | Prevenção de Assédio esclarece de que forma o Politécnico do Porto define e concretiza a prevenção de situações de assédio, designadamente através da criação de mecanismos facilitadores de comunicação e denúncia, bem como da proteção e acompanhamento das pessoas envolvidas.


SÍNTESE DAS ORIENTAÇÕES

Eixo 1 - Prevenção e sensibilização

A intervenção de prevenção destina-se a promover a proteção contra o assédio - eliminando as suas causas, reduzindo os fatores de risco e aumentando os fatores de proteção. São medidas que visam promover o bem-estar e reduzir a probabilidade de ocorrência do fenómeno de assédio:

  1. Constituir uma Comissão para definir a Estratégia de Prevenção do Assédio no P.PORTO
  2. Constituir Grupos de Trabalho por Escola/Serviço para contribuir para a Estratégia de Prevenção do Assédio
  3. Elaborar o Código de Conduta institucional para a Prevenção do Assédio no P.PORTO
  4. Rever o Regulamento Disciplinar dos Estudantes do P.PORTO
  5. Desenvolver uma estratégia de comunicação e divulgação, através da promoção de formação, palestras e workshops sobre o tema, bem como produção e publicação de conteúdos de comunicação, em especial on-line
  6. Melhorar e qualificar a segurança humana e digital dos Campi

 

Eixo 2 - Comunicação e atuação primária

Perante uma situação de assédio, importa que a instituição crie os mecanismos facilitadores de comunicação e interação, se necessário que possam ser feitos de forma anónima, para salvaguarda da vítima.

  1. Estabelecer mecanismos de denúncia, anónima ou não, para situações de assédio
  2. Definir procedimentos de resposta perante uma denúncia de assédio
  3. Definir equipas internas multidisciplinares de intervenção prioritária junto das pessoas envolvidos
  4. Avaliar necessidade de intervenção de entidades externas, em função da avaliação realizada

 

Eixo 3 - Proteção e acompanhamento

Após a denúncia de uma situação de assédio importa definir um conjunto de ações que promovam a proteção e acompanhamento da vítima, bem como disponibilizar informação ao acusado.

  1. Definição de plano individual de proteção e acompanhamento, nomeadamente de apoio e informação, à vítima, em termos pessoais e institucional
  2. Prestar informação ao acusado, nomeadamente sobre as ações e fases do procedimento
  3. Acompanhar a evolução global do fenómeno do assédio, através da caracterização e, monitorização do mesmo


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