Entrada > Institucional > Apresentação

Estudantes P.PORTO | JoãoPacheco©

Missão. Visão. Valores

Missão

Constitui missão da Ação Social do P.PORTO executar as políticas de ação social escolar, tendo como objetivo garantir condições de equidade no acesso ao ensino superior, especialmente os estudantes mais carenciados, bem como a prestação aos estudantes de serviços de qualidade que contribuam para o seu sucesso escolar.

Na prossecução desta missão, a Ação Social do P.PORTO promove o acompanhamento próximo dos estudantes nos diversos domínios da sua ação: bolsas de estudo; auxílios de emergência; alimentação; alojamento; serviços de saúde; psicologia e aconselhamento social; conhecimento cultural; prática desportiva, entre outros apoios inerentes a uma política social ativa.

Visão

A Ação Social do P.PORTO pretende ser uma organização inovadora, com o foco nos interesses dos estudantes, potenciando a unidade de objetivos das políticas de ação social no âmbito da comunidade do P.PORTO .

Valores

Atenção centrada no estudante: os SAS do P.PORTO estão ao serviço dos estudantes, especialmente os mais carenciados, pelo que devem compreender as suas necessidades atuais e futuras, cumprir os seus requisitos de qualidade e esforçarem-se por exceder as suas expectativas.

Transparência: como garantia preventiva da imparcialidade, os SAS do P.PORTO atuam de forma a garantir objetividade e isenção, que deve sustentar o sentimento de confiança recíproca entre estes serviços e os estudantes.

Boa-fé: os SAS do P.PORTO e os estudantes agem e relacionam-se segundo regras de boa-fé, para que em ambos se enraíze a confiança indispensável a um saudável relacionamento.

Proporcionalidade: entendido como o direito reconhecido a cada estudante de beneficiar de apoio adequado à sua situação concreta.

Informação e qualidade: os SAS do P.PORTO devem prestar informações e ou esclarecimentos de forma clara, simples, cortês e rápida.

Responsabilização do estudante: que aponta para a assunção pelo estudante das consequências da sua ação, expressa ou implícita, pelos seus atos.

Melhoria contínua: a melhoria contínua do desempenho pelo qual cumprem a sua missão é um objetivo permanente dos SAS do P.PORTO.