Entrada > Saúde > Consultas de Psicologia > Em que circunstâncias devo procurar apoio psicológico?

Em que circunstâncias devo procurar apoio psicológico?

As razões que podem motivar a procura de apoio especializado são muito diversas, e podem ir desde a procura por elucidações ou orientações, até à experiência de desconforto emocional ou sofrimento psicológico significativo.

Procurar um psicólogo clínico pode igualmente ser motivado por dificuldades em lidar com situações especificas do quotidiano, ou em responder a desafios de vida.

Outras situações que podem ser motivo para procurar ajuda podem incluir uma sensação de estar “sem saída” e “sem ação”, sentindo falta de capacidade para avançar ou enfrentar uma mudança, dificuldades em manter ou estabelecer novos relacionamentos interpessoais, sentimentos de vazio e que os objetivos de vida perderam o sentido, medo de falar em público, um padrão de dificuldade em tomar decisões ou de más decisões.

 

Um sinal de alarme importante que deve ser tido em consideração é a presença de uma sensação persistente de que algo pode estar a interferir com o seu bem-estar subjetivo ou com o seu funcionamento habitual em termos pessoais, interpessoais, académicos ou outros, ainda que não consiga identificar de que se trata. É importante ainda salientar que a procura de ajuda psicológica quando os problemas começam a surgir, durante a fase inicial de instalação dos mesmos, possibilita um diagnóstico precoce, possibilitando uma intervenção atempada, e em alguns casos preventiva, que geralmente se revela mais breve no tempo.