Entrada > Bem-Estar > ATIVO > Atitude - Curso de Defesa Pessoal

ATITUDE - Curso de Defesa Pessoal

Integrado no programa ATIVO, o Curso de Defesa Pessoal “ATITUDE” visa aperfeiçoar as técnicas de autodefesa e melhorar a autoconfiança dos estudantes P.PORTO.

Numa sociedade em que a insegurança é uma ameaça crescente, a defesa pessoal revela-se uma mais valia, promovendo a defesa da nossa integridade, bem como a de terceiros. Aprender movimentos de defesa e ataque, decorrentes de diversos estilos de Artes Marciais, conjugando, ao máximo, as potencialidades físicas, cognitivas e emocionais do agente, são os grandes objetivos destes cursos.

Durante a semana, o formador Nuno Dias, estudante de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do P.PORTO (ESS), reuniu vários estudantes para lhes ensinar as regras básicas da auto-defesa e promover a prática de atividades física: “Há 12 anos que as artes marciais e o desporto fazem parte da minha vida. Os valores que nos são incutidos moldam a nossa forma de ser e estar na vida. Ensinam-nos a comportar, a ter mais calma e auto confiança e, acima de tudo, a evitar o confronto. Essa é a mensagem que desde o inicio quis passar aos meus alunos”, confessa-nos.

Já Ana Ribeiro, uma das estudantes a frequentar o curso dos SAS, considera que “esta é uma excelente oportunidade para adquirir novas competências, uma grande mais-valia para aprender técnicas concretas de defesa, que melhoram a nossa auto-confiança. Ao ser estudante deslocada, acabo por ficar sozinha na cidade do Porto e estas aprendizagens contribuem para que me sentia mais capaz de enfrentar qualquer situação com que me possa vir a deparar".

Com base nos depoimentos recolhidos e no âmbito da promoção do projeto ATIVO, que propõe a criação de atividades que reforcem o bem-estar físico e psíquico dos estudantes, os SAS do P.PORTO lançam uma 2ª edição - “ATITUDE - Curso de Defesa Pessoal”.

Para isso, os SAS contam com a experiência do formador Nuno Dias, o apoio do Diretor técnico do Clube, Prof. Avelino Ferreira Pontes , Instrutor Certificado de Karate e Defesa Pessoal e a parceria das Associações de Estudantes do P.PORTO.