Entrada > Notícias > opAS: Sessão pública de apresentação do vencedor contou com importantes figuras do panorama da educação

Na passada quinta-feira, dia 13, os SAS do P.PORTO realizaram a apresentação pública do projeto vencedor do opAS. Esta sessão decorreu na Sala de Atos da Presidência do Politécnico do Porto e contou com a presença da Presidente da Instituição, Rosário Gambôa, do Administrador dos Serviços de Acção Social do P.PORTO, Paulo Ferraz e da Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.

opAS– Orçamento Participativo da Ação Social é um instrumento democrático que permite que qualquer estudante do P.PORTO intervenha responsavelmente nas atividades a desenvolver. A iniciativa surge no âmbito da estratégia global de reforço da participação dos estudantes nos processos de decisão e gestão de recursos dos Serviços de Acção Social do Politécnico do Porto.

"É fundamentalmente um projeto de democracia participativa" - frisa Rosário Gambôa - "uma forma de termos um contacto mais direto com os estudantes, fazer com que eles se sintam atores, agentes fundamentais nas decisões que se prendem com a vida do Instituto, particularmente com a ação social escolar".

Segundo Graça Fonseca esta é uma iniciativa crucial, que deve ser estimulada e cultivada, notando como muitas vezes o nosso papel no colectivo é uma interrogação.  "Por isso"  - sublinha - "encorajar os estudantes a participar num dado orçamento, do qual possam efetivamente beneficiar, faz toda a diferença e muda a forma como nos relacionamos com o funcionamento da democracia."

O SAS.Form, projeto de criação de um plano de formações gratuitas foi a proposta vencedora, concebida por Cristiano Esteves do ISEP. Este projeto consiste num conjunto de cursos extracurriculares gratuitos, das mais diversificadas áreas educativas, que sejam uma mais valia e completem a sua formação.

A iniciativa por sinalizada por diversas entidades que o consideraram "pioneiro e inovador em todo o espaço europeu" e será apresentado em Berlim, Alemanha, no European Student Services Conference - 39th French-German Colloquium on Student Affairs. Apesar deste reconhecimento, Paulo Ferraz considera que o mais importante é realizar aquilo que os nossos estudantes consideram o mais prioritário na ação social. E assevera: "O objetivo é que o opAS continue, com o envolvimento dos estudantes, das associações de estudantes, que foram fundamentais neste processo, e que com isso se implemente medidas concretas que visem melhorar a qualidade de vida dos nossos estudantes".

Os SAS não podem deixar de agradecer individualmente a todas as associações de estudantes parceiras neste projeto, cujo trabalho se revelou fundamental num contacto mais próximo com os estudantes de cada escola. Mas sobretudo devemos destacar a receção da comunidade P.PORTO a este projeto pioneiro no ensino superior.

A todos o nosso muito obrigado!

Os Serviços de Ação Social Sempre Perto! Perto de ti!