POCI-02-0550-FEDER-022174
O projeto é realizado no âmbito do PORTUGAL 2020 enquadrado no Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública.
Tem como principal objetivo a implementação das seguintes infraestruturas nos SAS do P.PORTO:
- Disponibilização de uma plataforma de software que permita a integração com os elementos atualmente existentes no P.PORTO, desde a partilha de autenticação até é partilha do parque informático existente sem o prejuízo de ser uma solução escalável e elástica para futuros desenvolvimentos.
- Implementação de um sistema de pagamentos integrados, que permitirá aos elementos da comunidade educativa, controlarem a sua conta corrente, visualizarem o histórico de consumos, permitir a abertura a novos meios de pagamento.
- Implementação de um sistema para gestão de refeições nas cantinas, este sistema tem como principais objetivos permitir ao SAS o acompanhamento dos contratos de concessão das cantinas, reduzir o tempo de espera desde entrada na cantina até ao pagamento da refeição, aumentar o número de reservas de refeições e incentivar as boas práticas alimentares por parte da comunidade educativa.
- Implementação de um sistema para gestão de residências, este sistema possibilitará o controlo de informação de alunos a residências, a criação de novos mecanismos para monitorizar a infraestrutura física, como pedidos de apoio, registo de danos nos equipamentos/quartos, permitir a reconfiguração dos espaços destinados aos estudantes, construir mecanismos de alertas para informação relevantes do domínio de gestão de alojamento, como datas de checkin/checkout, permitir a criação de workflows de controlo de processos, criação de catálogos fotográficos de cada residência e quartos, disponibilização de informação para utentes com mobilidade reduzida.
- Aplicação para “Smartphones” P.PORTO mobile, deverá ser implementada uma aplicação para disponibilização nas respetivas lojas “online” de IOS, Android e Windows Phone, que irá permitir aos SAS acompanhar a tendência crescente de utilização de estes novos meios de comunicação, para disponibilizar as principais funcionalidades de cada um dos sistemas anteriores. Assim permitirá à comunidade educativa, funcionalidades como marcação de refeição, pagamento “online” nas linhas de caixa, controlo da conta corrente, mediante o perfil consulta da informação de alojamento, receção de notificações, consulta dos seus dados de aluno, efetuar pedidos de intervenção e incidentes em residências, entre outros.